quinta-feira, 14 de abril de 2011

Só não pisa no meu calo!!!

A cerca do PERDÃO

















Glenda Barros

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Lucas 6:27
            Uma palavra tão pequena, mas que tem um peso enorme. Como é difícil perdoar. Quem nunca foi magoado, ferido ou enganado por alguém? É normal encontrar pessoas cheias de mágoa devido a algo que alguém lhe fez.
            A palavra perdão significa remissão de culpa, ou seja, absolver o culpado de sua falha, ofensa ou transgressão sem impor condições. Quando você perdoa alguém, rasga essa página de sua história e a lança fora.
            Perdoar exige de nós uma postura semelhante, senão igual, a do próprio Cristo, amar, orar e bendizer àqueles que nos fazem boas coisas é simples e indolor. Mas quando se diz respeito a inimigos, até o pronunciar do nome deles nos causa IRA.
            A nossa feição muda, nossas palavras saltam boca a fora para amaldiçoar àqueles que, por algum motivo, nos feriram. Não é fácil virar a página, nem tampouco deletar do coração as cenas causadoras da mágoa.
            Perdão é uma decisão do íntimo, é uma questão de gratidão, sim, GRATIDÃO. Ser humano se coloca em lugares muito altos às vezes. Quando pecamos, transgredimos ou contrariamos a Deus, nos prostramos em sinal de humildade, imploramos o perdão de Deus, e Ele, prontamente, nos purifica e nos lava de todo pecado, pois está escrito que, se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9
            Mas na vida agimos como o credor incompassivo (Mt. 18: 23 ao 35), que ao ser absolvido de sua dívida, acusa e condena seu irmão sem piedade, pela mesma infração que ele mesmo havia cometido anteriormente e, adquirido compadecidamente o perdão.
            Deus estende sua misericórdia sobre nossas vidas e nós nos achamos no direito de condenar e guardar na memória o erro de nosso irmão. Se Deus lança nossos pecados ao mar do esquecimento, porque nós insistimos em guardar na memória aquilo que nos afligi. Agimos como filhos ingratos e egoístas, pois nosso coração só se satisfaz recebendo o perdão e não o liberando sobre a vida de nossos irmãos.
            Assim como todas as coisas que dizem respeito à vida cristã, o perdão também não é fácil, é algo que tem que ser constantemente exercitado. Quando você decide perdoar alguém o ideal é que você fuja das lembranças, como se foge das tentações, das coisas que te atraem ao pecado.
            Lembranças têm raízes profundas, que não são arrancadas de uma só vez e nem de qualquer jeito; exige empenho, força de vontade e uma pretensão constante e firme. Perdoar não é uma tarefa simples, mas você pode todas as coisas em Cristo Jesus, pois a sua força está nEle e não em si próprio, a partir do momento que você reconhece a necessidade da intervenção de Cristo, Ele vem para sarar, curar e apagar todo e qualquer resquício de mágoa e rancor, e injetar em você doses sem medida de paz e alegria.
            É tudo um processo, às vezes lento, por outras vezes instantâneo, mas que produz alegria no coração de Deus, e se Ele se alegra conosco, temos força para enfrentar qualquer situação.
            Deus cuida de seus inimigos, basta seguir firme no caminho reto e agir em conformidade com as escrituras.
                        Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele. Provérbios 16:7

Um comentário:

  1. Verdade...
    Perdoar não é fácil, e somente pela graça e pelo perdão que Deus tem comigo, que consigo perdoar o próximo. Amar uma pessoa que você nem conhece e nunca viu é difícil, mas Jesus o fez e temos que nos espelhar no Pai e obedecer a sua palavra.
    Quando se está em Deus muitas das coisas se tornam mais faceis como gerar perdão.

    Beijos!

    ResponderExcluir