quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bereianos ainda existem?

Kelly Queiroz

“E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17-10,11.

Este texto sempre atraiu minha atenção, sempre.
Porque os crentes de Beréia foram mais nobres ou mais excelentes, que os de Tessalônica.? Afinal também houve conversões nesta cidade e temos duas cartas do novo testamento dedicadas a esta igreja, e quem já ouviu falar de Beréia?
Estudando todo o contexto do capítulo 17 de Atos, descobri o motivo.
A palavra mostra que quando Paulo foi pregar em Tessalônica, nas sinagogas, para os judeus, exatamente da mesma forma que fez em Beréia, porém, ele teve mais trabalho com o primeiro grupo.
Ele disputava, discutia, argumentava,explicava,mostrava,expunha, a palavra, por três sábados, levou mais tempo...não foi fácil convencê-los.
Imagino que estes eram mais teimosos, mais resistentes, tinham o coração mais fechado, cheios de teologia talvez. E no detalhe do vs 4 o resultado foi que alguns deles creram. Veja, somente alguns.
E os de Beréia?
De bom grado, com alegria, receberam a palavra, eram mais quebrantados.
E os quebrantados tem uma característica comum, a humildade, de não se acharem donos da verdade, de cogitar estarem errados, de considerar a necessidade de mudança.
Os de Beréia não se prenderam aos seus dogmas, receberam de bom grado a palavra.
Porém os Bereianos não são do tipo que aceitam qualquer coisa sem analisar, sem conferir, não confiam cegamente em tudo que ouvem, confiam nas escrituras.
A palavra diz que eles examinavam a cada dia as escrituras, se estas coisas eram assim, se era mesmo isso, se tinha realmente fundamento o que estava sendo pregado, não de forma arrogante ou insubmissa, mas, sim, com mais consciência, de forma mais racional. 
Uma conversão assim, cujas convicções são fundamentadas na palavra, é irrevogável. De sorte que creram, muitos deles creram.
Hoje, ouvimos crentes que se queixam dos pregadores,  poucos são os que tem credibilidade e  são conhecidos por pregar a verdade. Porém, do outro lado encontramos também um povo que perece por falta de conhecimento, que não tem raízes profundas, que baseiam suas vidas somente no que ouvem nos cultos, na mídia.
 Andarão por caminhos errados se assim forem guiados ou quando enxergarem as fraquezas de seus lideres,facilmente cairão da fé, abandonarão o evangelho.
 Ecoam aos meus ouvidos as palavras do livro de Josué...

 "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás"...

Coração quebrantado, ensinável, humilde, dedicação minuciosa ao estudo das escrituras, essas eram as características que fizeram os Bereianos mais nobres do que os de Tessalônica.
 Ainda existem bereianos nos dias de hoje? Claro que sim, e os conterrâneos estão sempre convidados, que possamos aprender a viver de toda palavra que sai da boca de Deus, e que o alimento seja compartilhado com cada um que passar por aqui.

2 comentários:

  1. Ta aí algo que devemos parar para refletir, quantos de nós tem vivido o evangelho da mídia, do pastor da igreja alí, da igreja aculá,e muitas vezes sem saber o que realmente está ouvindo e se o que está ouvindo é a verdade de Cristo,nos deixamos levar pelo mundo enquanto a verdade é deixada de ser lida, de ser pregada.Sejamos verdadeiros servos do Senhor, verdadeiros Cristãos.....bjs amigas queridas, que Deus continue usando-as poderosamente!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí!
    Nos tempos de hoje as pessoas estão focadas no seu proprio eu, tem tempo pra tudo, menos pra parar alguns minutos do dia pra estudar a palavra de Deus, apenas vão a igreja no sábado ou domingo, recebem a palavra, mas não buscam saber se o que foi dito está de acordo com a Bíblia Sagrada.
    Verdadeiros Cristãos tem que ter atitude diferenciada, buscando o caminho reto do Senhor em obediência, deixando o seu EU de lado e buscando SER O QUE DEUS DESEJA!

    Ótimo Blog e belo texto minhas amigas lindas...
    Amoooo muito vcs!

    ResponderExcluir