segunda-feira, 11 de julho de 2011

Que amor é esse?

Kelly Queiroz
Este texto não nos fala somente do amor de Deus por nós, este, nós não podemos entender ou explicar, não podemos medir. Não podemos comparar, só sabemos que é um amor imerecido e incondicional. Esta palavra além de mencionar o amor de Deus por nós, fala principalmente sobre o nosso amor por Deus. Que amor é este que você oferece ao seu Deus? Quando fala a Ele que o ama, em oração ou quando canta, como é realmente este amor?E como realmente ele deveria ser?

Este texto tem algumas frases muito conhecidas que nós gostamos de recitar, quase são bordões evangélicos. São elas:
..."Se Deus é por nós quem será contra nós"...
..."Quem nos separará do amor de Cristo?"...
..."Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores"...
Lidas assim nos dão uma idéia de que nós somos protegidos e poupados por Deus de qualquer mal ou dificuldade, por causa do amor de Deus por nós.
Mas creio que não é sobre isso que o texto nos fala, para entender melhor temos que nos situar no contexto do capítulo 8 de Romanos e ver o que ele nos diz desde o início.
Resumidamente temos por base estes princípios:
·              Nenhuma condenação há para os que estão (permanecem) em Cristo e que não andam segunda a carne (pecado) mas, são guiados pelo Espírito Santo que neles habita.
·              Se vivemos no Espírito, somos filhos de Deus e co-herdeiros, se somos filhos somos participantes não só da glória mas das mesmas aflições, padecendo também com ele na esperança da salvação eterna.
·              Tendo o Espírito Santo como fortaleza em nossas fraquezas (falhas morais), sabendo que "todas as coisas" (boas e ruins) contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.
Pois bem, tomando estes princípios por base vamos entender o que realmente  cada uma dessas frases nos dizem:
1- ..."Se Deus é por nós quem será contra nós"...
Iniciando no vs 31. Nós diremos a estas coisas. ..."Se Deus é por nós quem será contra nós"... Quem diz isto somos nós, nós que amamos, se amamos teremos esta postura inabalável diante destas coisas (todas as coisas), porque vs 32 se Deus não poupou destas coisas, seu filho, nós também estamos sujeitos a elas?
Vs 32 e 33. Acusação?Condenação? Que importa se formos acusados? Não temeremos nenhuma acusação ou condenação, pois, Cristo nosso intercessor e justificador já nos livrou da maior condenação (inferno). Ele nos justifica por seu sacrifício, então não importa se sofremos estas coisas aqui, continuaremos a amar a Deus.
Nós diremos a estas coisas...

2-..."Quem nos separará do amor de Cristo?"...
A tribulação, a angústica, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, ou a espada?
Não é o que impedirá a Deus de te amar, mas o que impedirá a você de amar a Deus, já que estas coisas podem afetar os homens, podem fazê-los negar a fé, desanimar,enfim, circunstâncias que tendem a esfriar o amor dos homens por Deus, mas não podem afetar a Cristo. O amor dos homens é que é instável, volúvel.
Será que o seu amor por Deus tem um preço?Tem uma condição? Você pode ser acusado, condenado, sofrer tribulações, ser perseguido, passar fome, estar nu (ou a falta de algo material), correr riscos a ponto de ser morto e ainda dizer verdadeiramente; Senhor eu te amo?
Prestem atenção ao vs 37 "Por amor de ti somos entregues a morte todo o dia, fomos reputados como ovelhas para o matadouro"
Este tem que ser o nosso amor, disposto a tudo, conscientes de que tudo em nossas vidas tem um propósito. Senão, que amor é este?

3-..."Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou"...
Mas, mesmo estando nestas situações, somos mais do que vencedores, porque Ele é o motivo, Ele é a razão, vale a pena vencer todas estas coisas.
A lista "destas coisas" até aqui são coisas que nós devemos vencer que cabe a nós não permitir que afetem nosso amor por Deus.
O que vemos adiante é uma lista de coisas que Deus controla:
A morte, a vida, os anjos, principados, potestades,  o presente, ou o futuro, a altura (os céus) ou  a profundidade (inferno) ou alguma outra criatura.
..."nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor".
Porque sei que vencendo aquilo que tentará abalar o meu amor por Cristo, que tudo o mais Deus vencerá por mim, Ele fará a parte dele.
Agora sim se referindo ao amor de Deus por nós, porque esta lista de coisas só o Senhor pode controlar, ou nós em seu nome e pelo seu poder.

Desta forma, vemos estes versículos de uma maneira diferente, nos dando clareza de que o amor de Deus pode nos livrar de males e adversidades, mas, que nosso amor por Ele deve nos levar a permanecer nele mesmo diante "destas coisas", Paulo já entendia esta mensagem quando também escreveu o texto de Fp 4, 11 a 13. "...Posso todas as coisas naquele que me fortalece..."
É o que devemos aprender, a amar a Deus em todo o tempo,em qualquer situação, permanecer no Espírito Santo que nos conduz para as "coisas do espírito", que nos consola nas aflições, sabendo que em tudo Deus tem algo a fazer em nossas vidas e que nosso amor deve sempre nos alegrar em Cristo. Amar incondicionalmente e em obediência nos fará dizer a "estas coisas";
..."Se Deus é por nós quem será contra nós"...
..."Quem nos separará do amor de Cristo?"...
..."Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores"...
Que a partir de hoje você possa avaliar o seu amor por Cristo!

Um comentário:

  1. (8) Foi teu imenso amor que me conquistou
    Eu não pude resistir tão grande compaixão
    Um coração assim que se entregou por mim
    Mesmo eu não merecendo me amou , me aceitou em paz
    Tu és para mim, mais do que paixão
    És o dono da minha vida, senhor do meu viver
    Meu Deus
    É graça, Senhor, Teu eterno favor
    Preso eu estou por teus laços de amor
    Jesus (8)

    ResponderExcluir