sexta-feira, 29 de abril de 2011

Declaração de Amor

Glenda Barros

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. 1 Coríntios 2:9

            Esses dois versiculos sempre me chamaram a atenção, sempre os ouvi em ministrações como palavra de esperança, de fé, pois são duas promessas maravilhosas do Senhor para nossas vidas.
            Porém, o Espírito Santo me constrageu a atentar-me para a condição imposta por Deus, para que essas promessas possam se cumprir de fato em nossas vidas. Em ambas, Deus nos exige amor a Ele.
            Parece algo simples e fácil, não é mesmo? Sim, pois declaramos a todo o momento em nossas canções, igrejas, em nossas células que amamos a Deus e ao seu ministério aqui na terra.
            Mas será que realmente amamos a Deus?
            No evangelho de João, no capítulo 14, verso 21, encontramos as características que compoem o carater do homem que ama ao Senhor:
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
           
            Então, se eu tenho (se eu sei) a palavra do Senhor no meu coração e a guardo (pratico) eu tenho por Deus amor, logo as promessas dEle se cumprirão na minha vida com legalidade.
            Começou a complicar, não é mesmo?
            Na bíblia que eu leio está escrito que devemos amar aos nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem (Mt 5: v44), também está escrito que eu devo honrar a meu pai e minha mãe para que meus dias se prologuem (Mt 15: v4), certeza que também está escrito que não devemos julgar aos nossos irmãos (Mt 7: v1), mas sim amo-los, como amamos a nós mesmos (Jo 13: v34).
            Também recordo de já ter lido que temos que buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça (Mt 6: v33), fazer tudo para glória de Deus e não por vangloria (Fl 2: v3) e buscar a santidade, pois sem a qual ninguém verá a Deus (Hb 12: v14).
            Depois de tantas recordações eu torno a repetir a pergunta:
Será que realmente amamos a Deus?
O que tenho notado em nossos cultos são manifestações de amor a Deus somente da boca para fora, não existe amor à palavra de Deus, nem tão pouco, cuidado em cumprir os mandamentos e preceitos do Rei Jesus.
O que se percebe são pessoas interessadas nas bençãos e promessas e nem um pouco motivadas em cumprir o propósito de Deus. Será que estamos sendo reconhecidos como pessoas “segundo o propósito de Deus”? Ou só estamos preocupados com tudo que coopera para o nosso bem?
Deus tem bençãos para seus filhos, mas nosso amor por Ele tem que estar acima de toda e qualquer coisa. Que Deus possa tocar em seu coração, como tocou em mim, analise-se a si mesmo e começe a agir conforme a vontade Dele, e Ele concederá os desejos do teu coração.
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Salmos 37:4

quarta-feira, 27 de abril de 2011

JESUS, meu cartão de crédito!!!

Kelly Queiroz

“- Depois que eu aceitei Jesus minha vida mudou, eu tinha muitas dívidas e vivia passando por dificuldades, agora sou empresário bem sucedido, tenho carro novo, casa nova, tudo mudou.
-E o que o senhor falaria pra quem está em casa passando pela mesma situação?
-Venha para a igreja e Deus vai mudar sua vida e você nunca mais sofrerá por causa de dinheiro.”

Suspiro fundo, abaixo os olhos, triste, desligo a tv. Me vendo exatamente na situação em que o entrevistador sugere o conselho. Precisando de dinheiro, enfrentando lutas na vida financeira.
Mas a tristeza não é por mim, é por ele. Eu tenho aprendido a viver pela fé, a ser fiel, a ser mais prudente e organizada, a adorar a Deus em todas as situações, e creio que melhores dias virão sim, com trabalho, oração, sem perder a alegria e sem perder o juízo.
 A tristeza é pelo evangelho torto, incompleto, que tem sido oferecido, por pessoas interesseiras, criando cristãos igualmente interesseiros.
Recebemos tudo ,muito mais além do que merecemos, recebemos, amor, perdão, recebemos o sacrifício de Cristo e a salvação pela graça. Somos eternos devedores como a palavra diz.
E vejo a igreja, a igreja, que deveria pregar o evangelho que traz arrependimento, rendição, o morrer, diminuindo o homem para Cristo ser glorificado.
Vejo a igreja pregar uma mensagem motivadora, que o homem tem direito de reivindicar, de cobrar, de espernear para que o Pai conceda todos os desejos do filho.
E ponto. Não há pecado, não se fala mais em pecado, e o nome de Jesus, o precioso nome de Jesus, passa a ser usado como um validador para que seja liberada a minha requisição, o meu pedido, o meu sonho.
Como um cartão de crédito sem limite em nome do beneficiário.
Deus é Deus, Ele pode e faz pobres saírem da pobreza, faz desempregados se tornarem empregadores, e isso eu sei como também sei que esses mesmos milagres não são nada comparados ao milagre de uma salvação.
De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Quando Cristo deu a ordem do IDE para os seus discípulos, ele queria que cada um deles tivesse a responsabilidade de livrar almas do inferno, não de prometer e anunciar o “céu” na terra, na vida das pessoas.
Quanto mais desejamos as coisas do céu, menos desejamos as coisas do mundo.
Se a igreja continuar diluindo o evangelho para agradar os que ouvem, seremos culpados pela superficialidade de suas raízes, logo, o sol secará a fé deles.
No evangelho verdadeiro tem que haver mudança, de caráter, de vida, de modo que o desejo mais profundo e incontrolável, e constante no coração destes cristãos seja pedir...

PERDÃO!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Eu me arrependo...


Glenda Barros

Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; Atos 8:22

            A palavra arrependimento vem do grego METANÓIA, que quer dizer META = mudança e NÓIA = mente. Em sua origem a palavra arrependimento significa Mudança de Mentalidade, Mudança de Atitude.
            Quando propus em meu íntimo dissertar sobre esse assunto, me prontifiquei na observação de mim mesma. Diferente do que achamos, arrependimento vai muito mais além do que dobrar os joelhos e pedir perdão.
 Ja virou algo mecanico, toda vez que oramos a Deus, primeiro agradecemos, depois pedimos perdão e depois pedimos as demais coisas; é até cômico se não fosse trágico. Mas o fato é que, não há verdade no arrependimento se ele não vier seguido de MUDANÇA DE ATITUDE.
Tem gente que ora a Deus, pede perdão e nem sequer se lembra do pecado que cometeu, nem remorso sente. Pedir perdão se torna uma questão religiosa, e muitas vezes farisaica, é puramente algo que devemos fazer todas as vezes que oramos a Deus. Na verdade, o pecado na vida de um cristão tem que ser um acidente, e não algo rotineiro.
 No entanto, se pecarmos, temos um advogado para nos defender (Cristo Jesus), e Ele precisa de um arrependimento verdadeiro para basear sua defesa. Obeserve no versiculo chave que o termo “Arrepende-te” vem antes de “ora a Deus”, o que eu quero dizer é que, se não houver arrependimento não ha remissão de seus pecados através da oração (pedido de perdão).
Se você peca, pede perdão e continua praticando você não se arrependeu, o que você sentiu não passou de remorso ou nem isso. O arrependimento verdadeiro vem acompanhado de sofrimento, nojo do pecado e, principalmente, uma decisão firme de nunca mais cometer o mesmo erro.
A palavra de Deus diz que perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e Ele salva os CONTRITOS de espírito. Salmos 34:18 . A única coisa que nos distancia de Deus é o pecado, e se não nos arrependemos, se permitimos que o pecado se torne rotina nas nossas vidas, nós vamos nos afastando DELE, e a nossa vida fica vulnerável aos ataques do diabo.
Quando você não se acha digno de perdão, o sangue de Cristo Jesus te lava, te purifica e o perdão de Deus vem sobre a sua vida. Mas se você age como um deus, ou se justifica dizendo-se humano e no direito de errar, o pecado ganha força, e o diabo adquire novas estrategias para te derrubar.
Ofereça seu coração contrito a Deus e Ele liberará sobre você o perdão. Depois disso, mantenha-se firme na mudança, assim, você nunca se afastará da presença do Senhor, a imagem de Cristo será esculpida em você e muitos se converterão através do seu testemunho.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago 4:8

sábado, 16 de abril de 2011

A Graça...

Kelly Queiroz



Os meus olhos se abriram, como quem estava cercado por um mundo inteiro de ilusões, que naquele momento, se desfazia. A verdade num instante me apareceu e eu vi a  Deus. Vi o quão grande Ele é, santo... e a glória que vinha Dele, iluminou tudo que estava escuro e eu não pude me esconder, e eu vi, e eu pude enxergar o pecado em mim, á minha volta. Toda a sujeira,  cada pequena mancha. Vergonha, desespero, medo, e eu pensei que não iria sobreviver. Pensei que naquele instante, tudo estava acabado.
Mas, Ele me amou, só me amou.
Como? Como Ele me amou? E Ele me escolheu, me acolheu, me ofereceu perdão, mais que somente perdão, me ofereceu também restauração, restituição, honra, adoção.
E eu pensei, mas, eu não consigo, eu não posso, eu não mereço.
E Ele me disse; Eu quero!
E Ele fez tudo.
Anos já se passaram desde este dia tão absurdo, em que Deus me amou.
Quando me lembro disso eu caio de joelhos e fico constrangida novamente, maravilhada.
A gratidão e a alegria desta obra, me fizeram serví-lo e desde então eu desejo conhcê-lo, estar com Ele, pertencer a Ele. Por um só motivo; porque esta obra, tudo isso que Ele fez e ainda faz na minha vida, é a graça, eu não posso e não quero resistir a ela. A graça me leva a amá-lo todos os dias.
É tão simples, tão lindo. Como não querer dividir esta graça? Mostrá-la a outros? Dizer; Vem, Deus quer você também!
Esta obra não pára, Deus não desiste de nós. Imperfeitos nós somos, mas, Ele não nos lança fora...
Depois de tanto tempo, eu adquiri rótulos, adjetivos. Eu sou crente, sou santa, salva, sou de Deus, ungida, cristã, evangélica...e eles dão a ilusão que a obra está pronta, eu nunca acreditei nisso, mas, talvez as pessoas pensem assim, de mim, de outros, de si mesmos ou uns dos outros. Talvez alguns se escondam atrás desta imagem de perfeição.
Ah, eu fiz um desafio amargo a mim mesma, de que faria um raio x de quem eu sou, eu queria saber.
Depois desse tempo todo, quem eu sou hoje? Não pensando no que eu já mudei, mas, no que ainda há por fazer. Começei a escrever, a confessar, os pecados que ainda cometo, o que eu deveria fazer para Deus e não faço, quais são os hábitos que entristeçem ao Senhor, o que eu sinto, penso, digo. Tudo, cada pequena coisa. O que é quase irrelevante e o que é mesmo inconfessável.
Me peguei tentando amenizar as coisas, maquiá-las um pouco, omití-las. Resisti a tentação, confessei, confrontei o orgulho, pedi a Deus que tirasse a venda do engano.
Foi como mastigar areia (imagino), desagradável, desconfortável. Escrevi, mais páginas do que imaginei a princípio, mais páginas do que gostaria de ter escrito, e ainda nem acabei, não ousei colocar um ponto final na lista, porque cada vez que a leio, me lembro de mais alguma coisa e acrescento mais um tanto.
Estes são os meus pecados, os meus erros, os meus defeitos.
Quando leio fico triste, o orgulho, aquele ar superior de religiosidade desaparece. Essa sou eu.
Volto exatamente naquele momento em que vi a Deus pela primeira vez, abaixo a cabeça, e agora eu sei que preciso tanto dele agora quanto precisava antes. E me sinto culpada, mas, eu ainda sou isso?
Choro, muito. E por incrível que pareça sinto Deus alegre. Ele se alegra e me ama. Mas como Deus? Eu deveria ser tão melhor, eu já te conheço agora. Pai, me perdoa, tem compaixão de mim.
E Ele se alegra e me ama, porque estou adorando em espírito e em verdade, humilde, sei exatamente quem eu sou, reconheço quem ELE é, preciso desesperadamente dEle.
Estou vulnerável, quebrantada. Só assim posso experimentar a graça. Voltei ao primeiro amor, porque não me sinto maior que os outros, mas, menor.
Porque voltei a sentir tristeza pelo pecado, arrependimento. E o amor de Deus enche novamente a minha vida.
Simplicidade, verdade. Quem muito é perdoado, muito ama.
Eu não olho paro o "pecador" de cima, não existe um pedestal. Eu o olho nos olhos, de igual para igual, não com repulsa, mas, com compaixão.
Com paixão. Sabendo que o mesmo Deus que me sustenta ainda hoje, está disponível a ele. Eu não posso julgá-lo, como poderia?
Ele só está cego, eu também já estive, ás vezes ainda fico. Não posso esquecer, tenho que levar a Luz até ele. Ele tem que saber que pode contar comigo, que eu fui levantado para levantá-lo não para ostentar estar de pé. Assim podemos ser a Igreja. Não há limites, não há acepção para o perdão e para o amor de Deus.
Nada pode me separar do seu amor, nada pode separar ninguém do seu amor, nada.
Todos pecaram, todos pecam... E as misericórdias do Senhor se renovam, a cada manhã.
Ele me diz; Filha, onde foi que nós paramos?
E eu volto a ser moldada por Ele, aperfeiçoada, construída. E eu quero ser como Ele, por amor.
Voltamos a lutar, carne x espírito, numa guerra constante, mas, Ele está comigo, tudo posso.
Eu peço a Ele todos os dias, assim que acordo; Pai, não me deixe cair! Ele segura a minha mão e me conduz!
Ah, não há outro igual. Eu não posso resistir.
A minha alma grita.............
Eu te amo Deus! Obrigada pela sua graça!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Só não pisa no meu calo!!!

A cerca do PERDÃO

















Glenda Barros

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Lucas 6:27
            Uma palavra tão pequena, mas que tem um peso enorme. Como é difícil perdoar. Quem nunca foi magoado, ferido ou enganado por alguém? É normal encontrar pessoas cheias de mágoa devido a algo que alguém lhe fez.
            A palavra perdão significa remissão de culpa, ou seja, absolver o culpado de sua falha, ofensa ou transgressão sem impor condições. Quando você perdoa alguém, rasga essa página de sua história e a lança fora.
            Perdoar exige de nós uma postura semelhante, senão igual, a do próprio Cristo, amar, orar e bendizer àqueles que nos fazem boas coisas é simples e indolor. Mas quando se diz respeito a inimigos, até o pronunciar do nome deles nos causa IRA.
            A nossa feição muda, nossas palavras saltam boca a fora para amaldiçoar àqueles que, por algum motivo, nos feriram. Não é fácil virar a página, nem tampouco deletar do coração as cenas causadoras da mágoa.
            Perdão é uma decisão do íntimo, é uma questão de gratidão, sim, GRATIDÃO. Ser humano se coloca em lugares muito altos às vezes. Quando pecamos, transgredimos ou contrariamos a Deus, nos prostramos em sinal de humildade, imploramos o perdão de Deus, e Ele, prontamente, nos purifica e nos lava de todo pecado, pois está escrito que, se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9
            Mas na vida agimos como o credor incompassivo (Mt. 18: 23 ao 35), que ao ser absolvido de sua dívida, acusa e condena seu irmão sem piedade, pela mesma infração que ele mesmo havia cometido anteriormente e, adquirido compadecidamente o perdão.
            Deus estende sua misericórdia sobre nossas vidas e nós nos achamos no direito de condenar e guardar na memória o erro de nosso irmão. Se Deus lança nossos pecados ao mar do esquecimento, porque nós insistimos em guardar na memória aquilo que nos afligi. Agimos como filhos ingratos e egoístas, pois nosso coração só se satisfaz recebendo o perdão e não o liberando sobre a vida de nossos irmãos.
            Assim como todas as coisas que dizem respeito à vida cristã, o perdão também não é fácil, é algo que tem que ser constantemente exercitado. Quando você decide perdoar alguém o ideal é que você fuja das lembranças, como se foge das tentações, das coisas que te atraem ao pecado.
            Lembranças têm raízes profundas, que não são arrancadas de uma só vez e nem de qualquer jeito; exige empenho, força de vontade e uma pretensão constante e firme. Perdoar não é uma tarefa simples, mas você pode todas as coisas em Cristo Jesus, pois a sua força está nEle e não em si próprio, a partir do momento que você reconhece a necessidade da intervenção de Cristo, Ele vem para sarar, curar e apagar todo e qualquer resquício de mágoa e rancor, e injetar em você doses sem medida de paz e alegria.
            É tudo um processo, às vezes lento, por outras vezes instantâneo, mas que produz alegria no coração de Deus, e se Ele se alegra conosco, temos força para enfrentar qualquer situação.
            Deus cuida de seus inimigos, basta seguir firme no caminho reto e agir em conformidade com as escrituras.
                        Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele. Provérbios 16:7

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bereianos ainda existem?

Kelly Queiroz

“E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17-10,11.

Este texto sempre atraiu minha atenção, sempre.
Porque os crentes de Beréia foram mais nobres ou mais excelentes, que os de Tessalônica.? Afinal também houve conversões nesta cidade e temos duas cartas do novo testamento dedicadas a esta igreja, e quem já ouviu falar de Beréia?
Estudando todo o contexto do capítulo 17 de Atos, descobri o motivo.
A palavra mostra que quando Paulo foi pregar em Tessalônica, nas sinagogas, para os judeus, exatamente da mesma forma que fez em Beréia, porém, ele teve mais trabalho com o primeiro grupo.
Ele disputava, discutia, argumentava,explicava,mostrava,expunha, a palavra, por três sábados, levou mais tempo...não foi fácil convencê-los.
Imagino que estes eram mais teimosos, mais resistentes, tinham o coração mais fechado, cheios de teologia talvez. E no detalhe do vs 4 o resultado foi que alguns deles creram. Veja, somente alguns.
E os de Beréia?
De bom grado, com alegria, receberam a palavra, eram mais quebrantados.
E os quebrantados tem uma característica comum, a humildade, de não se acharem donos da verdade, de cogitar estarem errados, de considerar a necessidade de mudança.
Os de Beréia não se prenderam aos seus dogmas, receberam de bom grado a palavra.
Porém os Bereianos não são do tipo que aceitam qualquer coisa sem analisar, sem conferir, não confiam cegamente em tudo que ouvem, confiam nas escrituras.
A palavra diz que eles examinavam a cada dia as escrituras, se estas coisas eram assim, se era mesmo isso, se tinha realmente fundamento o que estava sendo pregado, não de forma arrogante ou insubmissa, mas, sim, com mais consciência, de forma mais racional. 
Uma conversão assim, cujas convicções são fundamentadas na palavra, é irrevogável. De sorte que creram, muitos deles creram.
Hoje, ouvimos crentes que se queixam dos pregadores,  poucos são os que tem credibilidade e  são conhecidos por pregar a verdade. Porém, do outro lado encontramos também um povo que perece por falta de conhecimento, que não tem raízes profundas, que baseiam suas vidas somente no que ouvem nos cultos, na mídia.
 Andarão por caminhos errados se assim forem guiados ou quando enxergarem as fraquezas de seus lideres,facilmente cairão da fé, abandonarão o evangelho.
 Ecoam aos meus ouvidos as palavras do livro de Josué...

 "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás"...

Coração quebrantado, ensinável, humilde, dedicação minuciosa ao estudo das escrituras, essas eram as características que fizeram os Bereianos mais nobres do que os de Tessalônica.
 Ainda existem bereianos nos dias de hoje? Claro que sim, e os conterrâneos estão sempre convidados, que possamos aprender a viver de toda palavra que sai da boca de Deus, e que o alimento seja compartilhado com cada um que passar por aqui.